quarta-feira, 16 de setembro de 2009

obstáculos e lições no caminho II...


... é certo que não foi uma amizade convencional nos tempos iniciais... era uma pessoa diferente aquele nm, uma pessoa nem sempre fácil de saber aquilo em que pensava, aquilo que pretendia... foi em dois mil e sete que nos conhecemos... nos meses seguintes tivemos conversas esporadicas... nunca nada que passasse disso... contei-lhe o facto de ser homossexual pouco tempo depois de termos começado a falar... notei na altura que muitas das conversas antes de ter confessado a minha orientação sexual, iam demasiadas vezes de encontro a esse tema... já tinha contado quando vaticinei que talvez não devesse ter confessado aquilo... arrependi-me não sei bem porquê, mas arrependi-me... desmenti a confissão na primeira oportunidade que tive e senti-me mais aliviado porque me havia livrado de um sentimento que não sei definir, mas que me causava angústia por o ter feito... chegaram as férias de verão e nessas mesmas férias precisei de algo, algo a que sempre estarei grato a seus pais pelo empenhamento que depositaram na minha causa, porém foi nesse mesmo momento que notei a enorme dedicação e confiança de nm ao assunto... deu certo e a profecia de nm cumpriu-se... ficou um enorme sentimento de gratidão, e estarei sempre em dívida no que toca a esse assunto... mas não foi ainda nesse momento que se criaram os laços que tempos depois se criaram, aliás a seguir a essa aporximação vieram alguns tempos de afastamento sem que houvesse algum motivo especial, simplesmente os laços que até aquele momento haviam sido criados não eram suficientes para uma amizade quotidiana e forte... nm não era uma pessoa de quem se gostasse à primeira ou segunda vista, era alguém que tiha de se aprender a lidar e a conhecer com o tempo... foi isso que aconteceu já em dois mil e oito... não posso precisar mas penso nos voltámos a aproximar em abril desse ano... começamos a falar e nesse momento já nm sabia da minha homossexualidade, desta feita sem rodeios, conhecia já Tinkie nessa altura... saímos juntos algumas vezes... era notório em nm a tentativa constante de agradar mas não conseguia naquele momento entender porquê... em abril desse ano andava eu numa busca desenfreada por encontrar uma casa... meses antes em novembro de dois mil e sete havia saído da casa onde estava para ir viver com ram um amigo que conhecia antes mesmo de vir para lisboa, alguém por quem antes de conhecer Tinkie me havia envolvido numa altura em que olhava para ele de uma forma especial... sentia admiração pela pessoa que ele demonstrava ser e que com o passar do tempo percebi que não era, que não passava de uma representação oferecida a todos os totós que vinham para lisboa sem conhecerem a realidade gay da cidade, o mesquinhice do mundo gay e as imensas teias que se verificavam... apesar de ter descoberto a realidade sobre ele, acreditei que por detrás de toda a representação podia estar um ser bom, um coração com algo para dar... salvaguardei a amizade com ram apesar daquela representação porque mal ou bem foi ele que acompanhou o sofrimento que mm causara e quando em novembro de dois mil e sete o vi assustado e com medo de não ter condições para manter a casa que havia alugado porque a pessoa a quem alugava quarto decidiu sair, optei por deixar o quarto que havia alugado um ano antes quando cheguei a lisboa e que naquela altura não era o sítio onde me sentia bem, na realidade sentia-me estranho naquele quarto, naquela casa e por isso também decidi mudar... percebi desde muito cedo que aquela mudança não ia dar bons resultados... percebi o egocentrismo de ram e todas as tentativas de manipulação a mim e a Tinkie, que na altura foi para lá viver comigo, apesar de não gostar minimamente de ram... a situação evoluiu até ao ponto de se tornar insustentável e de me causar um desgaste e pressão psicológica tal que a cada dia a vontade era de espancar com mais e mais força aquele ser que aos meus olhos começava a ser visto como o ser humano mais desprezível à face da terra - refiro-me a ram meu colega de casa... meses antes de a situação chegar a este ponto um colega de faculdade que havia sido da mesma turma que eu no preparatório e secundário em gouveia e que estava a estudar o mesmo que eu na mesma faculdade, me propôs vivermos juntos... falei com meus pais, dei a conhecer a situação e comecei à procura de casa... encontrei a casa que procurava... perto da faculdade, gira e em conta para nós... quando ia dizer o sim a resposta da imobiliária foi que não estava já disponível... decidi pedir ajuda aos pais de nm para intercederem nessa situação e não tardou a receber um telefonema da imobiliária a perguntar qual a data que pretendia para a assinatura de contrato... meu desespero quanto à situação de continuar a viver com ram era já imcomportável, temia por o que lhe podia fazer com a raiva que nutria por ele e pelas atitudes dele... precisava de mudar-me o mais rápido possível e foi aí que nm me voltou a dar uma ajuda enorme quando me garantiu que no prazo de dois dias úteis tinha em casa água, luz e gás... uma vez mais a profecia cumpriu-se e na mesma semana em que assinei contrato estava a mudar-me para o sítio de onde estou agora a escrever... foi também nm que me ajudou nessa mudança... numa noite de trabalho árduo retirámos tudo da casa de ram e passámos para aqui... não tinha palavras para lhe agradecer por tudo, sentia uma dívida de gratidão do tamanho do mundo, ele havia sido espectacular comigo... porém e infelizmente a história não acaba aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário